![]() FonteA biomassa é uma forma de armazenamento de energia solar. As plantas capturam energia do Sol com uma eficiência de cerca de 0,1%, transformam-na em energia química e armazena-na na sua estrutura celular (tronco, raízes, folhas, etc.). Por definição a biomassa consiste na “fracção biodegradável de produtos e resíduos provenientes da agricultura (incluindo substâncias vegetais e animais), da silvicultura e das indústrias conexas, bem como a fracção biodegradável de resíduos industriais e urbanos”. (2001/77/EC) A fotossíntese é o processo através do qual as plantas e organismos autotróficos transformam energia luminosa em energia química processando o dióxido de carbono (CO2) juntamente com a água (H2O) e minerais que, no caso das plantas, são normalmente retirados do solo através das raízes. Este processo produz assim compostos orgânicos (glicose e amido) e oxigénio gasoso (O2). A equação química simplificada deste processo é: 6H2O + 6CO2 --> 6O2 + C6H12O6 Do processo resulta a criação de várias cadeias de carbono (hidratos de carbono). Algumas espécies de crescimento rápido quando jovens podem alcançar eficiências de conversão da energia solar em energia química de até 2%, sendo ainda de salientar que a fotossíntese é o único processo na Terra que fornece oxigénio aos organismos vivos. O processo da fotossíntese permite à planta acumular energia a partir da luz para usar no seu metabolismo, formando a Adenosina-tri-fosfato (ATP), uma forma de armazenamento de energia química em organismos vivos.
Ciclo do Carbono - Fonte: WBCDS Classificação das fontes Dependendo da sua origem podemos classificar a biomassa em: Culturas para fins energéticos: culturas cuja função é o armazenamento da radiação solar para armazenamento em forma de biomassa. Exemplos: colza, girassol, milho, etc. Resíduos florestais e agrícolas: o aproveitamento dos resíduos gerados pelas actividades de cultivo ou de actividades florestais, tal como a palha ou resíduos de madeira permitem a redução dos custos dos produtos principais, valorizando assim estes subprodutos naturais. Sub-produtos orgânicos: o processamento da biomassa para a criação de outros produtos origina um grupo adicional de sub-produtos, como resíduos orgânicos, efluentes das agropecuárias e resíduos industriais. Resíduos orgânicos: estes resíduos incluem os resíduos domésticos e lamas dos efluentes domésticos e industriais. A biomassa vegetal encontra-se, geralmente num estado sólido agregado. Tem ainda uma forma geométrica e um teor de água que, na maior parte dos casos e por razões técnicas, define o uso energético directo. Esta energia pode ser convertida em outras formas de energia como:
Os recursos renováveis representam actualmente cerca de
20% do fornecimento total de energia no mundo, com cerca de 14%
proveniente de biomassa. Podemos considerar várias fontes energéticas de origem natural neste capítulo: - biomassa sólida; - biocombustíveis gasosos; - biocombustíveis líquidos. Fontes e referências: |