| Favoritos | Newsletter | RSS | Espanhol
 
Conceitos - Fonte

Fonte


Molécula de HidrogénioO Hidrogénio é o elemento químico mais abundante no Universo, o mais leve e o que contém o maior valor energético, cerca de 121 KJ/g. Este composto primordial, constituído quimicamente por um único electrão em torno do núcleo, parece ser capaz de muito, pois ao ser extremamente leve, as suas forças de ionização são baixas permitindo extrair o electrão que orbita, ionizando o Hidrogénio. Este electrão é suficiente para se produzir uma corrente eléctrica desde que se consiga um fluxo constante de hidrogénio e algo capaz de levar à sua ionização.

Este elemento químico além de abundante, permite através de pilhas de combustível produzir electricidade e retornar vapor de água, eliminado a emissão de gases de efeito de estufa na produção de electricidade. A nível dos transportes permite através de motores diferentes suplantar os motores de combustão em eficiência e consumo, sem mencionar o factor "emissões zero".


Electrolise da água -  Fonte:  NREL/DOE, Schatz Energy Research Center O maior problema é o facto de nunca se encontrar isoladamente na natureza, pois encontra-se sempre combinado com outros elementos: oxigénio, carbono, etc. Exemplo disso é a água, o metanol, a gasolina, o gás natural, basicamente todos os compostos que envolvam Hidrogénio na sua constituição. É devido a este facto que a utilização do hidrogénio se torna um pouco mais complicada.


O hidrogénio só se transforma em liquido a temperaturas da ordem dos -250ºC, o que obviamente levanta um complicado problema de abastecimento. Os depósitos criogénicos permitem atingir tais temperatura, mas o seu preço é algo que parece ser mais do âmbito da NASA do que das utilizações mais terra a terra do quotidiano.

Voltamo-nos então para os outros compostos que contém hidrogénio. O grande problema da utilização destes combustíveis é que além da pilha de combustível, tem de se possuir uma unidade para reformar o combustível e extrair o hidrogénio, processo que embora mais eficiente que a combustão dos combustíveis fósseis liberta gases de efeito estufa (em menos quantidade, mas liberta-os...). A solução de compromisso actual passa pela utilização de variados combustíveis, mas a utilização do hidrogénio puro é o desígnio final e aquele que nos pode trazer uma solução duradoura para a economia mundial.




Bookmark and Share | Voltar | Topo | Imprimir |
PUB
Pós-graduação em Energia Solar

:: Produzido por PER. Copyright © 2002-2009. Todos os direitos reservados ::
:: :: Editorial :: Sobre o PER ::
Última actualização 2/2/2017