| Favoritos | Newsletter | RSS | Espanhol
 
Notícias - Notícias
01/07/2013

Obama apoia acesso a energia na África Subsariana com 5,38 mil milhões


O presidente norte-americano anunciou, este domingo, uma iniciativa para estimular o acesso à energia elétrica, mais limpa e eficiente, na África Subsariana, sublinhando o interesse dos Estados Unidos em que o continente atinja o seu pleno potencial.

A parceria "Power Africa" contará com um financiamento dos Estados Unidos na ordem dos 5,38 mil milhões de euros, revelou Barack Obama num discurso na universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul, um dos três países visitados pelo chefe de Estado dos EUA (para além do Senegal e Tanzânia) para promover o comércio e o investimento num continente em rápido crescimento.

Este projeto de ajuda pública ao desenvolvimento - que será completado por financiamentos privados na ordem dos 6,91 mil milhões de euros - vai permitir a duplicação do acesso à energia elétrica na África Subsariana, onde mais de dois terços da população não a tem, segundo indicações da Casa Branca..

A General Electric está entre as empresas que contribuirão comprometeu-se a ajudar a levar para a Tanzânia e o Gana 5.000 megawatts de nova energia.

Durante a primeira fase de cinco anos, o projeto deverá traduzir-se na soma de mais de 10.000 megawatts de energia mais limpa e eficiente, que será levada a, pelo menos, mais vinte milhões de lares e empresas, ainda de acordo com a Casa Branca.

Obama chegou a África com o objetivo de duplicar o acesso à energia elétrica em seis países, que o seu gabinete distinguiu como exemplos de práticas de boa governação - Etiópia, Gana, Quénia, Libéria, Nigéria e Tanzânia.

"Existe aqui uma energia que não pode ser negada: a ascensão de África", embora o progresso seja "frágil", vulnerável "à corrupção" e à "incerteza do conflito", afirmou Obama.


PER / Sol


Bookmark and Share | Voltar | Topo | Imprimir |
PUB
Pós-graduação em Energia Solar

:: Produzido por PER. Copyright © 2002-2009. Todos os direitos reservados ::
:: :: Editorial :: Sobre o PER ::
Última actualização 19/06/2019