Resumo:
“Economia do Hidrogénio – um desafio para Portugal”. Foi este o tema do workshop, que aconteceu em Novembro, e que teve por base um debate sobre o estado actual das tecnologias que utilizam o Hidrogénio como vector energético.
Rei Fernandes, investigador do IDMEC, apresentou um Roteiro (RoadMap) para o desenvolvimento da Sociedade do Hidrogénio em Portugal. O especialista acredita que o nosso país “está a ganhar alguma experiência nesta área” e que “tem um elevado potencial para a produção do hidrogénio com base nas energias renováveis”.
A microgeração e o financiamento para projectos de Hidrogénio e pilhas de combustível foram outros temas que estiveram em foco.
“Um marco importante sobre o papel que o Hidrogénio pode ter no futuro modelo energético português.” Foi assim que José Campos Rodrigues, presidente da Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio (AP2H2), se referiu ao evento.
Colocar o Hidrogénio na agenda política é o objectivo destes especialistas, que se reuniram no Vimeiro.
O presidente da AP2H2 acredita que o Hidrogénio pode ser uma realidade no nosso país a curto prazo. Campos Rodrigues defende que daqui a 10/15 anos, as pilhas de combustível, os automóveis e a electrónica portátil a hidrogénio vão chegar a Portugal.
Idioma:Português
Data: 12/09/2008
Duração: 00:01:49