| Favoritos | Newsletter | RSS | Espanhol
 
Glossário
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Radiação difusa: luz solar recebida indirectamente, resultante da acção da difracção nas nuvens, nevoeiro, poeiras em suspensão e outros obstáculos na atmosfera.

Radiação directa: luz solar recebida directamente do sol através de um raio solar.

Radiação Global: radiação solar total que atinge uma superfície sendo igual a soma da radiação directa, da radiação difusa e da radiação reflectida.

Radiação reflectida: parcela da luz solar proveniente da reflexão dos objectos circundantes com edifícios, solo, etc.

RCCTE: sigla para Regulamento das Características do Comportamento Térmico dos Edifícios.

Recursos não renováveis: recursos esgotáveis cuja formação demorou muitos milhões de anos. Estes recursos, uma vez utilizados, não podem ser renovados à escala da vida humana. Exemplo: os combustíveis fósseis, que actualmente são responsáveis pela maior parte da energia consumida pelo Homem.

Recursos Renováveis: recurso que se reciclam rapidamente ou têm o poder de se propagar ou ser propagados. Podem ser utilizados de forma permanente sem se esgotarem (o sol, o vento, a água), se a taxa de utilização não superar a de renovação (a floresta, o calor da Terra).

Rendimento de um Colector Solar Térmico: percentagem da radiação solar incidente que é transformada em calor útil. Este diminui quando aumenta a diferença de temperatura entre o colector e o meio ambiente, e aumenta com o aumento da radiação solar incidente.

Revestimento de Baixa Emissividade: película existente num vidro que reduz a passagem da radiação por uma janela, reduzindo as trocas de calor que são feitas pelo vidro.

RSECE: siglas para Regulamento dos Sistemas Energéticos de Climatização em Edifícios.

RSU: siglas para Resíduos Sólidos Urbanos.



Bookmark and Share | Voltar | Topo | Imprimir |
PUB
Pós-graduação em Energia Solar

:: Produzido por PER. Copyright © 2002-2009. Todos os direitos reservados ::
:: :: Editorial :: Sobre o PER ::
Última actualização 2/2/2017