| Favoritos | Newsletter | RSS | Espanhol
 
Glossário
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Ião: um átomo que transporta carga positiva ou negativa devido ao ganho ou perda de electrões.

Incineração: método de tratamento de lixos, através do qual estes são destruídos por meio da queima, podendo ser aproveitado o calor para a produção de energia eléctrica. O principal problema ambiental da incineração é a poluição do ar que dela pode ocorrer.

Inércia Térmica: capacidade que o elemento tem de manter a sua temperatura quando a temperatura ambiente varia.

Infiltração: no contexto da térmica dos edifícios é o ar que entra num edifício através de pequenas fendas ao redor dos caixilhos e de portas.

Insolação: energia solar recebida num determinado local durante um certo período de tempo. Pode ser expressa em horas solares por dia [hsol/dia] ou watts por metro quadrado por hora [W/m2.h].

Intensidade energética: é um indicador de eficiência energética que traduz a incidência do consumo de energia final sobre o PIB (Produto Interno Bruto). Quanto menor for a intensidade energética, maior é a eficiência energética de uma economia / produto.

Inversor: equipamento que converte corrente directa em corrente alterna.

IPCC: sigal do Intergovernmental Panel on Climate Change estabelecido em 1988 pela organização Meteorológica Mundial e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) para fornecer informações científicas, técnicas e sócio-económicas relevantes para o entendimento das mudanças climáticas.

Isolamento Térmico: material com a capacidade de reduzir, de forma acentuada, as trocas de calor entre o exterior e o interior de um edifício. Este deve ser aplicado pelo exterior da habitação, se esta for de parede simples, ou no meio da parede, se esta for dupla.



Bookmark and Share | Voltar | Topo | Imprimir |
PUB
Pós-graduação em Energia Solar

:: Produzido por PER. Copyright © 2002-2009. Todos os direitos reservados ::
:: :: Editorial :: Sobre o PER ::
Última actualização 2/2/2017