| Favoritos | Newsletter | RSS | Espanhol
 
Glossário
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Calor: forma de energia que origina o aumento de temperatura ou a mudança de fase de um elemento. É produzido por transformação do trabalho mecânico, por absorção de ondas electromagnéticas, na sequência de reacções químicas e nucleares e, em geral, na sequência de qualquer transformação energética. Inicialmente medido em calorias (cal), a actual unidade de medida do calor é o Joule, usado pelo Sistema Internacional.

Caloria: unidade de energia que é a "quantidade de calor absorvida por um grama de água destilada quando a sua temperatura aumenta em 1ºC".

Camada de Ozono: camada formada por moléculas de ozono, que protege a Terra da radiação solar ultravioleta, e que se situa na estratosfera.

Capacidade Calorífica: representa-se por C a capacidade calorífica do material como sendo a energia necessária para o sistema aumentar a sua temperatura em um grau centígrado. A capacidade calorífica depende do material em consideração.

Carbono (C): Elemento químico presente nas substâncias orgânicas dos seres vivos. Pode combinar-se ao oxigénio e formar gases, como dióxido de carbono e o monóxido de carbono.

Catalizador: substância que acelera as reacções químicas sem que seja afectada.

Catião: ião carregado positivamente. Por exemplo, o H+ é um catião.

Cátodo: eléctrodo para onde se deslocam os electrões, ou seja, onde se dá reacção de redução. Durante a electrólise, os catiões movem-se para o cátodo.

Célula de combustível: um sistema que produz energia eléctrica a partir de reacções electroquímicas.

Célula fotovoltaica: unidade básica de um sistema fotovoltaico.

CFC: (Clorofluorcarbonetos) classe de compostos orgânicos que contêm carbono, cloro e flúor, usados na refrigeração, em frigoríficos, ar condicionados, embalagens, isolamentos, ou como solventes e impulsores em aerossóis. Os CFCs não são tóxicos, mas vêm sendo abolidos porque se acumulam na atmosfera superior, onde a luz solar os transforma em agentes químicos que destroem a camada de ozono protectora da terra.

Chaminé Solar: mecanismo de ventilação passivo, que reforça a ventilação natural da casa. O aquecimento do ar na chaminé faz com que este se eleve para o exterior da casa, criando um movimento de ar no interior da casa, devido à sua substituição por ar mais frio.

Ciclo de Carnot: limite teórico da eficiência dum conversor de energia baseado na transferência de calor entre dois reservatórios. Os motores de combustão estão limitados pelo ciclo de Carnot.

Classe de Eficiência Energética: classificação da eficiência que um equipamento tem no uso da energia eléctrica que consome, permitindo comparar dois aparelhos que exercem o mesmo tipo de funções. A eficiência varia entre A (mais eficiente) e G (menos eficiente), sendo que para os frigoríficos já existem as classes A+ e A++ (eficiência energética superior a A).

Climatização: sistema utilizado para aquecer ou arrefecer o ambiente.

Clorofluorcarbono (CFC): gás poluente da atmosfera usado em sprays aerossóis, aparelhos de refrigeração, etc. O CFC destrói a camada de ozono que existe na atmosfera e que protege a superfície terrestre dos raios ultravioleta do Sol, nocivos à vida no planeta.

Cogeração: processo no qual um combustível fóssil é queimado produzindo energia a qual é utilizada para a produção de energia eléctrica quando turbinado o vapor resultante, sendo também aproveitado o excesso de calor para a produção de água quente.

Colector solar térmico: dispositivos que capta a energia proveniente dos raios solares (radiação solar) para aquecer um fluído, normalmente água.

Combustão: reacção que se desenvolve na combinação entre um combustível e um comburente produzindo calor e/ou luz. Combustíveis Fosseis – combustível formado no subsolo a partir de restos de animais e plantas que demoraram milhões de anos até se transformarem em combustíveis. Exp.: petróleo, gás natural e carvão.

Combustíveis fósseis: começaram a formar-se há milhões de anos devido à transformação dos resíduos vegetais e animais pela pressão e pelo calor. Por levarem tanto tempo a formar-se, os combustíveis fósseis não são renováveis. Incluem o carvão, o petróleo e o gás natural.

Combustível: qualquer substância que reage com o oxigénio, com produção de calor e libertação de energia.

Concentrador: sistema que aumenta a intensidade dos raios solares através de espelhos ou lentes especiais.

Condutividade Térmica: capacidade que uma substância possui para transmitir calor por condução. É geralmente simbolizada com a letra K, ou então denominado de U-value.

Conforto Térmico: sensação de bem-estar relativamente à temperatura ambiente. Depende de um equilíbrio a atingir entre o calor produzido pelo corpo e as perdas de calor do corpo para o meio ambiente. Não existe nenhuma regra rígida que nos indique quais as melhores condições para o conforto de todas as pessoas. O conforto de um individuo é afectado mediante vários factores: saúde, idade, actividade, roupas, sexo, etc.

Constante Solar: quantidade de energia recebida por metro quadrado num plano perpendicular ao raios do sol fora da atmosfera terrestre. O seu valor médio é de 1.367 W/m2 e que varia nos equinócios entre 1340 e 1410 W/m2.

COP: (Coeficiente de Energia) é a relação entre a potência calorífica total dissipada e a potência eléctrica total consumida, durante um período típico de funcionamento. Define, assim, a eficiência do aparelho. Quanto maior for este valor, maior será a eficiência do equipamento em causa.

COP - Coeficiente de Energia: é a relação entre a potência calorífica total dissipada em watts e a potência eléctrica total consumida (W), durante um período típico de funcionamento. Define, assim, a eficiência do aparelho. Quanto maior for este valor, maior será a eficiência do equipamento em causa.

Corrente Alterna [AC]: corrente eléctrica em que a direcção do fluxo e revertida com uma frequência de 10 ou 120 vezes por segundo ( 50 ou 60 ciclos ou segundo ou 50 ou 60 Hz).

Corrente Directa [DC]: corrente eléctrica em que o fluxo dos electrões só se dá num sentido (tipo de corrente eléctrica produzida no sistemas fotovoltaicos).

CPC: (Concentrador Parabólico Composto) tipo de colector solar , destinado à conversão da energia solar em energia térmica.



Bookmark and Share | Voltar | Topo | Imprimir |
PUB
Pós-graduação em Energia Solar

:: Produzido por PER. Copyright © 2002-2009. Todos os direitos reservados ::
:: :: Editorial :: Sobre o PER ::
Última actualização 2/2/2017