| Favoritos | Newsletter | RSS | Espanhol
 
Glossário
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Balanço Energético: originado pela diferença entre as várias entradas e saídas de energia num determinado sistema. Tem em conta: a energia primária introduzida na central térmica pelas fontes energéticas, a energia solar que o edifício recebe e os contributos internos a custo zero (por exemplo: calor fornecido pelos habitantes, uso da cozinha, dos electrodomésticos e da iluminação). Em termos de perdas abrange a energia perdida por transmissão e por ventilação, através das paredes do edifício (incluindo a energia associada à humidade) ou dissipada pela instalação térmica, nas fases de produção, regulação, distribuição e emissão de calor.

Barragem: estrutura de alvenaria construída para o armazenamento de água, podendo a mesma servir para produzir energia eléctrica.

Barril de petróleo: unidade de medida de volume para o petróleo. Equivale a 159 litros.

Bateria: duas ou mais células electroquímicas ligadas para armazenamento de energia.

BCG: siglas para Biocombustíveis gasosos.

Biocombustíveis: combustíveis com origem em culturas energéticas ou resíduos naturais. É uma fonte de energia renovável. Desperdícios vindo da actividade industrial, agricultura e floresta e resíduos domésticos podem ser utilizados para produzir este tipo de energia.

Biodisel: biocombustivel líquido com origem em culturas energéticas como o girassol ou a colza.

Biogás: biocombustível com origem na degradação biológica anaeróbia da matéria orgânica contida nos efluentes agro-pecuários, da agro-indústria, ou urbanos e ainda nos aterros de RSU (Resíduos Sólidos Urbanos). É constituído por uma mistura de metano (CH4) em percentagens que variam entre os 50% e os 70% sendo o restante essencialmente CO2.

Biomassa: biocombustível com origem nos produtos e resíduos da agricultura (incluindo substâncias vegetais e animais), os resíduos da floresta e das indústrias conexas e a fracção biodegradável dos resíduos industriais e urbanos.

Bomba de calor geotérmica: bomba de calor que usa a Terra como uma fonte de calor ou como dissipador de calor, dependendo da finalidade pretendida: aquecer ou refrigerar.

British Thermal Unit [BTU]: quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de um ”pound” de água desde 60ºF até 61ºF a pressão de uma atmosfera.

BTU - British thermal Unit: unidade térmica inglesa. É a quantidade de calor necessário para retirar a 1 libra de água, para diminuir a sua temperatura 1ºF. Um BTU equivalente a 0,252 kcal.



Bookmark and Share | Voltar | Topo | Imprimir |
PUB
Pós-graduação em Energia Solar

:: Produzido por PER. Copyright © 2002-2009. Todos os direitos reservados ::
:: :: Editorial :: Sobre o PER ::
Última actualização 2/2/2017