| Favoritos | Newsletter | RSS | Espanhol
 
Glossário
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

ECO-Ponto: sistema de recolha de resíduos para posterior reciclagem.

Efeito de estufa: efeito criado pela atmosfera terrestre e certos gases como o CO2, que são transparentes a radiação solar proveniente do sol, mas que retêm a radiação depois de reflectida na terra, retendo assim o colar, como numa estufa.

Eficiência: razão entre a energia produzida e a energia consumida ou recebida.

Electrão volt: unidade de energia equivalente a energia que um electrão adquire quando passa através de uma diferença de potencial de 1 Volt.

Electrólito: líquido condutor de electricidade.

Energia: capacidade de realizar trabalho. A energia pode existir em várias formas: calor, luz, movimento, electricidade, energia química.

Energia das Marés: energia renovável, gerada pela diferença de amplitude entre marés, que vão produzir trabalho mecânico, que vai gerar electricidade.

Energia das Ondas: energia renovável, gerada pela movimentação das ondas, que vão produzir trabalho mecânico, que por sua vez vai produzir electricidade.

Energia Eólica: energia renovável com fonte no vento resultante do deslocamento de massas de ar, derivado dos efeitos das diferenças de pressão atmosférica entre duas regiões distintas, influenciado por efeitos locais como a orografia e a rugosidade do solo.

Energia final: é a energia tal como é recebida pelo usuário nos diferentes sectores, seja na forma primária, seja na secundária.

Energia Geotérmica: energia renovável com fonte no calor interno da Terra.

Energia Hídrica: energia renovável com fonte na energia potencial resultante dos fluxos de água nos rios.

Energia primária: energia na sua forma natural (carvão, petróleo, urânio, sol, vento etc), antes de ser convertida para formas de uso final.

Energia Renovável: fonte de energia ilimitada, uma vez que a sua utilização “hoje” não implica diminuição da sua disponibilidade “amanha”. Exp. Solar, Eólica.

Energia Solar: energia renovável proveniente dos raios solares que pode ser, utilizada com (activo) ou sem (passivo) recurso a equipamentos. Recorrendo a equipamentos ela pode ser convertida em electricidade (fotovoltaica e térmica) ou em calor (térmica).

ER: siglas para Energia Renovável.

Espectro Solar: distribuição total da radiação electromagnética emanada a partir do sol.

Etanol: biocombustível produzido a partir da fermentação de hidratos de carbono como a cana de açúcar ou baterraba.

ETAR: siglas para Estação de Tratamento de Águas Residuais, onde são tratados efluentes líquidos contaminados, por meio de processos mecânicos e químicos.

Etiqueta energética: rótulo, que se encontra colocado na parte exterior dos electrodomésticos, de modo a ficar visível ao consumidor. A etiqueta energética é obrigatória em alguns electrodomésticos e permite comparar fácil e rapidamente a eficiência energética e o consumo dos mesmos.

Evaporação: mudança de estado de um líquido para vapor, a uma temperatura inferior à do ponto de ebulição do líquido.



Bookmark and Share | Voltar | Topo | Imprimir |
PUB
Pós-graduação em Energia Solar

:: Produzido por PER. Copyright © 2002-2009. Todos os direitos reservados ::
:: :: Editorial :: Sobre o PER ::
Última actualização 2/2/2017